quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

São José 2012 precisa de ídolos!

Não vivi a história do São José mas a conheço muito bem para saber que ídolos são diferentes daqueles que simplesmente tiveram boas passagens ou foram campeões.

Na calçada da fama do São José figuram craques e ídolos como Tião Marino, Edinho e Nenê, Baitaca, Darcy Marques, Ademir Fonseca e Ademir Melo, Vander Luiz e Toni. Na história mais recente da Águia está Renato Santiago e Edinho!

Santiago tem até grito da torcida: Santiagoooolllll! Santiagoooooollllll!

Mas e o Edinho? Goleiro nascido e criado em São José dos Campos que começou nas categorias de base da Águia do Vale e foi buscar experiência no Grande ABC -  fez parte da boa fase do São Caetano no início dos anos 2000.

Depois em 2005, o São José estava na série A-3 e o "soldado" Edson Ferreira Junior se apresentou ao lado de outros soldados joseense para honrar a pátria da camisa azul e branca nas batalhas de Mauá, Indaiatuba, Guarulhos e Santa Cruz do Rio Pardo. Naquele ano a Águia do Vale voou bravamente até o quadrangular final e na última batalha, em Barueri, até de centroavante o soldado Edinho jogou!

Veio 2006 a situação financeira do São José ainda era crítica (o time chegou a comer pão com queijo e presunto e Coca Cola no vestiário e até dormir em Motel nas viagens para os jogos), mas novamente o exército liderado pelo capitão Edinho continuava à postos.

Me lembro que mesmo com todas as dificuldades o time chegou à fase final mais uma vez. Dias antes de um jogo decisivo, o narrador Paulo Roberto de Paula chegou aos estúdios da Rádio Bandeirantes e contou a seguinte história: durante uma de suas caminhadas matinais viu e ouvi duas crianças jogando bola num campinho do Jardim Esplanada, quando numa das defesas do garoto ele gritou Ediiiinho - ao estilo de um narrador de rádio!!! Esse fato fez Paulo Roberto acreditar naquele dia que o time subiria novamente à série A-2 do Paulistão.

A Águia subiu, Edinho ainda jogou a A-2 de 2007 pelo São José e depois saiu para jogar pelo Brasil.... Foi campeão da Copa Rio de 2007 com o Volta Redonda e conquistou o título do Campeonato Candango de 2010 pelo Ceilândia. E neste ano (dia 28 de agosto), aos 32 anos fez o 1º gol da carreira - de cabeça (aos 48 munitos do 2º tempo) ele virou o jogo para o Anapolina sobre o Tupi-MG, pela 1ª fase do Brasileirão da série D.

Como todo ser humano, Edinho também errou (e ele mesmo reconhece isso). No São Bento, em 2010, durante uma partida da Copa Paulista, o goleiro comemorou o gol da virada da equipe sorocabana contra o São José no Martins Pereira e acabou vaiado.

Para mim ídolos são exemplo, como Edinho foi para a criança que jogava bola num campinho de bairro, assim como deve ser lembrado nos penaltis que pegou com a camisa do Volta Redonda na decisão da Copa Rio de 2007 ou no gol de cabeça marcado aos 48  minutos do segundo tempo com a camisa do Anapolina neste ano pelo Brasileirão da série D.

Na minha lista, Edinho é um dos últimos ídolos do São José.

OBS: Em entrevista à Rádio Cidade nesta terça-feira (06/12), o gerente de futebol Rodrigo Pastana confirmou que o goleiro Edinho foi procurado pela diretoria do São José e recebeu uma proposta para voltar à Águia do Vale em 2012.

5 comentários:

William disse...

Você falou tudo Celso Gomes!
Como torcedor da águia presenciei todos esses fatos e posso afirmar que aquele episódio contra o São Bento jamais vai macular a história desse goleiro que fez tanto pelo São José.
Abraço e parabéns pelo blog.

Marcos Zoel disse...

CONCORDO GRANDE JOGADOR !!

Boa noite Celso !

Bem, podemos tentar outros craques da A2, pelos menos vamos tentar ajudar a Águia, vamos lá :

Leo Mineiro ex Santa cruzense
Kleber Pereira ex Santos
Leandro Amaral, ex vasco
Paulo Isidoro ex plameiras e vitória
Aloísio Chulapa (ex-São Paulo e Vasco)
Jackson (ex-Palmeiras)
Adriano Gabiru (ex-Inter-RS)
Sandro Hiroshi, ex Santo André
Roni ex vila nova
Junior Paulista zagueiro, ex são josé
Michel ex são josé ( época Valter Ferreira )
Athirson, 32 anos ex cruzeiro
Lino zagueiro, ex são josé
Ramon Menezes, ex Joinville
Arílson, que já defendeu Grêmio
Marcelo Ramos ex-Cruzeiro
Julio Madureira
Credance
Rinaldo ( ex-America SJR )
Christian Atacante ex-portuguesa e corinthians
Alessandro Cambalhota
Dodô ex portuguesa

Carlos Eduardo e Celso Gomes, por favor completem a lista, de repente ajudamos o Rodrigo a lembrar de alguns nomes!!!

Edinho disse...

Celso, sempre tenho acompanhado seu blog e hoje me deparei com esse assunto que me permite pela primeira vez tornar público o que ocorreu no dia 01/09/2010, jogo entre São José e São Bento.
Fui e sou muito questionado e julgado pela atitude que tive naquela noite, muito acham e acharam que eu tinha algum problema com parte da diretoria e outros com membros da comissão técnica, mas nada disso faz sentido, sempre tive muito bom relacionamento com todos, mas hoje podendo relatar o que houve, me sinto tranquilo e de cabeça erguida, bom vamos lá.
Vinhamos de uma derrota por 3 a 0 dentro de casa, a torcida tentou invadir nosso vestiário, fomos muito questionados, não recebíamos pagamento, nossa refeição não era a melhor, eu em questão estava sendo julgado se me comportaria da mesma forma contra "meu ex-clube" ou se "seria diferente" por jogar contra o São José, na saída de Sorocaba, nosso presidente nos reuniu e disse que caso de derrota em São José as coisas sairiam do controle, deixando claro que no próximo jogo em casa, não teria como segurar os torcedores.
E o que aconteceu naquela noite, em nada teve como provocação contra o São José, sua torcida e Cidade, mas sim como um desabafo de que poderíamos ter uma semana tranquila, mas infelizmente não foi o que houve, no dia seguinte vi o que aquela partida havia resultado, muitas ofensas, muitas pessoas (torcedores e membros da imprensa) me julgando, sem saber o real motivo. O atleta só é visto pelo que ele realiza no seu campo de trabalho, mas ninguém lembra que ele não é um robô, existe sentimento, cobrança por um grande desempenho, que esse mesmo atleta comete erros e, o mais importante é ele saber que errou e tentar se redimir desse feito.
Aqui é simplesmente uma explicação de tudo o que aconteceu, um pedido de desculpas a todos os torcedores e Cidadãos que, assim como eu, AMA esse time chamado SÃO JOSÉ EC e que reverencia essa Cidade, além de tudo, jamais pensaria em ofender essa torcida, simplesmente errei, por isso me desculpo com todos os torcedores, todos os Joseenses e membros da imprensa que se sentiram e se sentem ofendidos até hoje, mas eu, a partir desse momento, me sinto de consciência tranquila, pois pude expor o ocorrido, agora como e o que pensarão disso, já não cabe a mim dizer, espero poder dizer isso pessoalmente a quem quiser e se prontificar a ouvir.
Uma coisa que ninguém pode tirar de mim, é meu AMOR pelo São José EC, meu carinho e respeito pela torcida e minha honra de ter minha familia nascida e criada em São José dos Campos, assim como eu.
Muito obrigado a todos que sempre me respeitaram e a todos vocês que realmente fizeram do São José EC um time que resgatasse o orgulho, o carinho e o amor do joseense, um grande abraço e até um dia!

Marcelo disse...

Naquele jogo contra o São Bento não foi apenas a comemoração hiper exagerada (aliás nunca havia visto Edinho comemorar tanto um gol, nem os 2 em Sta Cruz do Rio Pardo foi tão comemorado).
Teve tb uma simulação de agressão por parte do Edinho, que ficou caído por muitos minutos em sua área em um lance que nada ocorreu.
Ídolos precisam saber se portar como tais, inclusive quando jogam como adversários do time em que ganhou esse status. E isso o Edinho não soube fazer.
Continua sendo um grande goleiro, importante na história do SJEC, mas ídolo não é mais.

Jairo de Toni disse...

Acredito nas palavras dele e espero logo logo ver ele defendendo o gol da Águia do Vale na primeira divisão de 2013!

Parabéns Edinho!