sábado, 15 de outubro de 2011

Esse argentino parece que veio do Playstation


Neste sábado (15/10) assisti meio tempo de Barcelona e Racing Santander e é impressionante a qualidade do argentino Lionel Messi. Na boa, ele parece que veio do playstation, do mundo virtual para o nosso mundo real. Ele tem a capacidade de fazer jogadas impressionantes do nada!


Olha só o gol que ele fez contra os caras! Tudo bem que era o Racing, mas ele faz isso quase todo jogo! 

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ano novo, roupa nova!

Nesta semana o diretor de marketing do São José, José Luiz Nunes, informou nas diversas entrevistas que concedeu às rádios e aos jornais impressos que a Águia terá um uniforme novo na temporada 2012 e que provavelmente será apresentado durante a Festa Retrô marcada para o dia 26/11, no Clube de Campo Luso Brasileiro.

Nos bastidores comenta-se que a Kanxa, marca brasileira (paulista) que atualmente é a responsável pelos uniformes de vários clubes pelo Brasil será o possível futuro fornecedor do São José na próxima temporada. Na lista dos clubes que usam os uniformes da Kanxa estão: América-MG, Criciúma, Americana-SP, Fluminense de Feira de Santana-BA, Ituano-SP, Paraná Clube, Santo André e Caxias-RS.

Agora é esperar para ver as novidades. Mas observando o estilo de camisa que a empresa fez para o Paraná Clube em 2011, dá pra esperar uma camisa nota 10!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Bonitas e Perigosas

Quando descobri o futebol na infância os grandes públicos e as bandeiras nos estádios eram comum e faziam um belo espetáculo no Morumbi, Pacaembu, Canindé, Parque Antártica e Vila Belmiro. Mas o tempo passou e do nada (1995) elas deixaram de existir por aqui.


Em 2007, fui trabalhar no jogo Oswaldo Cruz e São José, pela série A-2 e lá as bandeiras tremulavam sem nenhum problema. Os mastros eram de PVC e a torcida do Azulão era tranquila e não oferecia riscos à segurança. Com certeza era uma exceção! Aliás, porque será que no Rio de Janeiro e em outros estados as bandeiras com mastros podem entrar nos estádios?

Agora, imaginem a volta das bandeiras por aqui? Sem elas o quebra pau entre torcedores rivais já acontece deliberadamente antes, durante e depois dos jogos. Certamente clássicos entre Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos precisariam do dobro de policiamento. E os duelos regionais como São José e Taubaté, Guarani e Ponte Preta, Comercial e Botafogo também dariam trabalho.


Pois bem, nesta semana o governador Geraldo Alckmin vetou a presença das "belas e perigosas" bandeiras nos estádios paulistas, sancionando apenas a lei de identificação de torcedores. Projeto que já havia sido aprovado pelos deputados estaduais na Assembléia Legislativa. 

Acho que bandeiras só mesmo nos jogos do Oswaldo Cruz, São Manuelense, Urupês de Suzano ou da gloriosa UCE de Cruzeiro. Aqui no "Monumental Martins Pereira" e nos outros estádios de São Paulo só mesmo os bandeirões, que tem lá a sua beleza e sua alegria!

Férias para o Martins Pereira!?


Copa São Paulo de Juniores, Campeonato Paulista da série A2, Copa do Brasil de Futebol Feminino, Campeonato Paulista da Série B, Campeonato Paulista Feminino, Taça Libertadores de Futebol Feminino ... ufa! Essa foi a maratona do gramado do Estádio Martins Pereira em 2011, isso se não aparecer nenhum amistoso ou pelada de final de ano até o mês de dezembro.

Mas e a temporada 2012? O gramado que sofre com tanto futebol durante o ano terá uma reforma? Parece que sim. E fazendo uma conta rápida, sobram os 31 dias de dezembro para a equipe do Sr. João Moreno trabalhar, já que a Copa São Paulo de Futebol Junior já começa no dia 3 de janeiro segundo a Federação Paulista de Futebol.

Vale lembrar que além do anúncio de que São José dos Campos seria sede da Libertadores Feminina o Monumental Martins Pereira ainda está inscrito como provável sub-sede para os treinos de alguma seleção durante a Copa de 2014 e só então o estádio passaria por reformas mais representativas, com já destacou o secretário Sérgio Theodoro.

Mas vamos às perguntas e respostas da Prefeitura (Secretaria Esportes e Urbam) ao Blog do Gomes:


1) A prefeitura anunciou no mês passado que São José dos Campos foi escolhida como sede da Libertadores Feminina, de 13 a 27 de novembro. Para este evento a prefeitura ou Urbam ainda prevê alguma reforma ou reparo em cabines de imprensa, acomodações de torcida, gramado?
Resposta: A Prefeitura de São José dos Campos/Urbam vai melhorar o gramado fazendo intervenção onde for preciso. Os demais reparos citados não estão previstos no planejamento deste ano.

2) Nesta semana, o Portal Futebol Interior publicou a notícia divulgada pela imprensa de Piracicaba que o XV está confirmado na Copa São Paulo de Juniores 2012 para jogar em São José dos Campos. O estádio Martins Pereira será utilizado na Copa São Paulo de Juniores 2012, de 3 a 25 de janeiro, ou a cidade irá utilizar o estádio da AD Parahyba como sede? E qual agremiação representará a cidade, São José, Atlético Joseense ou Primeira Camisa?
Resposta: Teremos as equipes do São José E.C. e Primeira Camisa na Copa São Paulo.
Em 2012 teremos duas sedes. No Martins Pereira jogará o São José E.C. e na A.D. Parahyba o Primeira Camisa. O Atlético Joseense não disputa a Copa São Paulo.

3) Com toda essa maratona de jogos que o gramado passou durante a temporada 2011, com as disputas dos times profissionais do São José masculino, feminino e do sub-20, além dos profissionais do Primeira Camisa, haverá algum tipo de manutenção no gramado para a temporada 2012?
Resposta: Em 2012, se for necessário, faremos as manutenções. O gramado do Estádio suportou bem os jogos de 2011 e somente algumas intervenções serão necessárias, como fizemos no final do ano passado para esta temporada.
   
Agora o fato é que o futuro treinador da Águia do Vale e sua comissão técnica vão sofrer mais uma vez durante a pré-temporada, como foi nesse ano com o Tarcísio Pugliese em que o elenco só treinou no Martins Pereira no final da primeira quinzena de janeiro, em meio a Copinha.

Copa SP: São José e Primeira Camisa jogarão em casa pela 1ª vez

A Prefeitura Municipal confirmou nesta semana que São José dos Campos terá duas sedes na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2012. Os estádios Martins Pereira e ADC Parahyba receberão dois grupos da competição organizada pela FPF entre os dias 3 e 25 de janeiro. O São José ficará no grupo que jogará no "Monumental", enquanto o time do zagueiro Roque Júnior enfrentará seus adversários no estádio que fica localizado em Santana.

A confirmação veio da assessoria de imprensa da Secretaria de Esportes depois de uma consulta sobre a utilização do Martins Pereira e previsão de reformas para a disputa da Taça Libertadores da América de Futebol Feminino, Copa SP 2012 e Campeonato Paulista da série A-2 de 2012.

Esta será a primeira vez que a cidade receberá dois grupos da competição que reúne times de todo o país. E o time do XV de Piracicaba deverá ser uma das atrações, já que o estádio Barão da Serra Negra estará finalizando suas reformas para o time principal do XV disputar o Paulistão. A informação de que o time piracicabano virá à São José dos Campos foi divulgada pela imprensa local na semana passada.

Agora é torcer para que clubes de tradição venham para a cidade e que os times da casa não façam feio e pelo menos avancem à segunda fase da competição. Porém, acho difícil com o atual cenário das categorias de base da Águia (que foi bem na 1ª fase do sub-17, mas acabou eliminado na 2ª fase), conseguir repetir o feito histórico dos "Meninos do Marião" de 2007.

Queremos um Pedrinho na Águia em 2012!


Aos 34 anos e desde 2009 sem jogar profissionalmente, o meia Pedrinho - ídolo do Vasco e que teve passagens por Palmeiras, Santos, Figueirense, Fluminense e tantos outros clubes - anunciou neste feriado (12/10) que em 2012 será jogador do tradicional Olaria, na 1ª divisão do Campeonato Carioca.

Quem está acostumado a me ouvir no antigo Esporte e Notícia Regional nos últimos anos e atualmente no Parada dos Esportes 1ª edição da Rádio Cidade AM 1120, sabe que eu sempre digo o paradeiro de veteranos da bola que ainda batem um bolão por aí. Apesar das várias contusões ao longo da carreira, Pedrinho ainda tem condições de ajudar muito clubes como o Olaria e porque não o São José.

De 2006 pra cá, o São José bateu na trave pelo acesso por 5 vezes. Nesse meio tempo comentaristas como Antônio Carmo sempre defenderam que a Águia poderia investir em um "medalhão". Um jogador com o poder de decidir, ou um veterano com passagem por um clube grande e que ainda tem condições físicas de jogar um campeoanto de acesso, com o poder de atrair torcida.

Pedrinho era um cara com essas características para o São José. Leitores do Blog do Gomes como Carlos Eduardo, Marcos Zoel e César Tomé já lembravam, no começo deste mês, que o ex-vascaíno estava jogando bem o showbol e louco pra voltar aos gramados.

Então, já que o Blog do Gomes também é lido por dirigentes do São José, colegas de imprensa e torcedores, vamos iniciar um campanha para que a Águia do Vale tenha o seu "veterano bom de bola" em 2012 para voltar à elite do Paulistão!
Publiquem os nomes das feras nos comentários e me comprometo a enviar essa lista para os homens fortes do São José!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

11 de outubro: "À Espera de um Cartola"

O atual momento de expectativas para 2012 proporciona inúmeros comentários, entre eles uma bela sacada do jornalista Daniel Mello, na coluna Diário Esportivo do Jornal Diário da Região: "O São José é a noiva no altar, além do interesse de Carlos Arini em comandar o futebol da Águia, surgem outros pretendentes. Robertinho da Padaria quer fazer a escolha certa, que traduza em acesso o seu trabalho no São José..."
 
Aí o Blog do Gomes pergunta: Nessa lógica, Robertinho é o pai da noiva, certo? E será que a escolha dele só depende do "dote" que o noivo oferecer, ou tem mais alguma coisa?



Cadê meus R$ 400?


E pelos lados do São José...
O Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol puniu na segunda-feira (10/10) o garoto Júnior Graxa com 2 jogos de suspensão pela expulsão contra o Audax, na última rodada da Copa Paulista.

No mesmo julgamento a diretoria da Águia do Vale ainda levou um “puxão de orelha” pelo não pagamento das taxas de fiscalização no valor de R$ 400 reais, referentes ao último jogo da Copa Paulista, no dia 2 de outubro. O clube tem 5 dias para quitar esse valor sem sofrer punições da entidade, previstas no Regulamento Geral de Competições.

Veja o despacho do Tribunal.


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Parem as máquinas!







Neste ano os profissionais do esporte em São José dos Campos e os ouvintes sofreram um pouco com as partidas de futsal, basquete e futebol com horário próximo das 19h00, por conta da interrupção da transmissão para a veiculação obrigatória da Voz do Brasil.

Finalmente, parece que esse problema está próximo do fim. O Portal Tudo Rádio informa que a presidência da Câmara dos Deputados acumula três requerimentos para a inclusão na ordem do dia do plenário o projeto que flexibiliza a transmissão do programa A Voz do Brasil (PL 595/03).

Para o diretor-geral da Abert, Luís Roberto Antonik, afirma que o PL avançou e está maduro o suficiente para ser votado em plenário. “A proposta já passou por vários debates ao longo de quase dez anos. Se aprovada, todos vão ganhar , principalmente a população, que vai poder ouvir o programa em horários alternativos. Além disso, as rádios vão adequar suas programações”, diz. Veja notícia na íntegra.

Será que vai?

A volta do Juca Baleia!





Nessas peregrinações de notícias do futebol por todo o Brasil encontrei essa pérola!
Pelo tamanho do menino é impossível não se lembrar do famoso Juca Baleia que jogava no Sampaio Corrêa-MA nos anos 90. Ele tinha mais de 100 quilos e ficou famoso na Copa do Brasil de 1992 num jogo contra o Palmeiras.
Qualquer semelhança é mera coincidência.

"Uma cena chamou a atenção de quem acompanha a Divisão de Acesso. O camisa 9 do Maga, que entrou em campo neste domingo, contra o Inter de Lages, é Júnior, que nas outras partidas do Maga atuou como goleiro.
Júnior foi o camisa 1 titular do Maga em quatro partidas, sofrendo 26 gols, incluindo os 9 da estreia contra o Jaraguá, e chamou a atenção pelo seu "físico avantajado" e a maneira peculiar de suas defesas. Mas hoje, no 5 a 1 para o Inter o goleiro foi Ciro, que havia "substituído" Júnior na derrota para o então líder Oeste por apenas 1 a 0.

Júnior virou atacante, e jogou os 90 minutos, já que sua equipe tinha apenas dois reservas. Em tempo, o primeiro gol Maga no campeonato não foi do goleiro-atacante Junior.

Para completar, o Maga chegou a atuar na partida contra o Biguaçu (derrota por 5 a 0) com apenas 10 jogadores, sendo Júnior o goleiro, e na estreia, nos 9 a 0 para o Jaraguá, foi com apenas 11 jogadores, sem reservas.

Este é o terceiro ano da "Associação Maga Esporte Clube" na Divisão de Acesso. Até hoje foram 18 partidas, com 18 derrotas, apenas 4 gols marcados e 88 gols sofridos. Números de causar inveja até mesmo ao famoso Íbis."

São José deve R$ 7 milhões!



O jornalista João Paulo Sardinha assina matéria do Jornal Bom Dia São José dos Campos/O Vale trazendo um levantamento das dívidas do São José, que giram em torno de R$ 7 milhões, entre dívidas trabalhistas, gastos com consumo de energia elétrica e água.

O interessante é que no final de 2004, quando o iraniano Kia Joorabchian assumiu o Corinthians, surgiu o boato que a MSI (Mídia Sports Investiment) também assumiria o São José. Para isso, os dirigentes da Águia do Vale, liderados pelo advogado Carlos Eustáquio Rosa, tiveram de fazer um minucioso levantamento das dívidas do clube e chegaram ao resultado de R$ 6,8 milhões. Segundo reportagem de Aurélio Moreira em 17 de dezembro de 2004, do então Jornal Valeparaibano, o São José devia R$ 3.942 milhões para a Previdência Social, pouco mais de R$ 2 milhões de ações trabalhistas e mais R$ 800 mil à FPF.

Esse "pente fino" acabou revelando todos os problemas financeiros e administrativos do clube até aquela época. Tudo isso acabou desanimando o grupo de investidores internacionais, intermediados pelo empresário Luiz Roberto Porto e Renato Duprat. Fato que fez o presidente Wilson Renato estruturar um plano B emergencial e colocar um  time caseiro em campo na A-3 de 2005.

Sobre o boato da MSI, me lembro que várias notícias acabaram na internet, principalmente no Futebol Interior. Entre os detalhes da suposta parceria entre São José e MSI estava em jogo um contrato de 10 anos e um investimento de US$ 2 milhões.
Passados 7 anos desse "causo", o São José passa novamente por uma situação delicada. Precisa de um parceiro ou investidor para seguir em busca do retorno à elite do futebol paulista. O ex-presidente do Guaratinguetá Carlos Arini já se manifestou para reforçar o corpo gestor do São José e nos próximos dias pode surgir uma nova opção, que traria dinheiro e marketing para o time joseense.
É esperar pra ver. As definições devem sair ainda nesta semana!