sábado, 22 de outubro de 2011

"Zum-zum-zum" no interior ou virada de mesa?

A possibilidade dos acessos “surpresa” de Inter de Limeira, Taubaté, Juventus e XV de Jaú estão agitando o interior paulista. A bomba divulgada pelo site da FPF na tarde de sexta-feira (20/10), a poucos dias do Conselho Arbitral da série A2 do próximo ano revoltou alguns e alegrou outros.

Em Jaú a imprensa comemorou. Na cidade de Limeira, que vive a expectativa do acesso à série A-3 do Independente, a reação foi positiva, uma vez que o sonho de voltar à 1ª divisão no ano do centenário do clube (1913) reacende. Na vizinha Taubaté, o presidente Ary Kara também vibrou e disse deverá continuar no clube em caso de acesso (ainda mais porque dias antes ele conseguiu com o prefeito uma bela reforma para o estádio Joaquinzão). Enquanto no Juventus, a torcida do Moleque Travesso, por meio do Blog do Juva, também classificou essa situação como uma vergonha e abriu uma enquete para saber a opinião dos torcedores.  Os dirigentes dos outros 3 clubes também se pronunciaram no site da FPF.

Em Penápolis, o prefeito da cidade e o presidente do clube participaram de um programa de rádio e informaram que a Penapolense está confirmada no Conselho Arbitral e que o poder publico está trabalhando seriamente para cumprir com todas as exigências da FPF. O prefeito ressaltou que já investiu cerca de R$ 1 milhão em melhorias para o estádio Tenente Carriço. Informações também publicadas no site oficial do clube.

Já em Santa Cruz do Rio Pardo a imprensa local classificou o anúncio da FPF como uma vergonha e que o resultado da Santacruzense dentro de campo em 2011 não tem valor.

 
 Como disse a imprensa de Penápolis: "Para os dirigentes locais está havendo uma forte pressão por parte de duas equipes da Série A3 que dentro de campo não conseguiram o acesso para a Série A2 do próximo ano e, nos bastidores estão tentando conseguir as vagas do Penapolense e Santacruzense, equipes campeã e vice deste ano e, por serem cidades menores, não possuem estádios com capacidade mínima para 15 mil lugares". 

Todo esse “zum-zum-zum” pode respingar também na Segundona, com mais de 4 acessos à série A-3 de 2012. É esperar pra ver!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

BOMBA! São José x Burrão em 2012. Será?


O presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, convocou na tarde desta sexta-feira os presidentes da Internacional de Limeira, do Juventus, do Taubaté e do XV de Jaú para comunicar que seus clubes podem integrar a Série A2 do Campeonato Paulista de 2012.

A decisão foi tomada pelo presidente da FPF, porque as quatro equipes da Série A3 que conquistaram o acesso - Penapolense, Santacruzense, São Carlos e Velo Clube -, não cumpriram, até o momento, as normas previstas no Regulamento da Competição, no que diz respeito às condições dos estádios. Os clubes têm até segunda-feira para regularizar a situação atual.

Essa informação foi divulgada pelo próprio site da FPF na tarde desta sexta-feira.

Será que o "Clássico do Vale" entre São José e Taubaté voltará em 2012? A próxima semana será decisiva!

Olha só quem é o "plano B" do São José

Rodrigo Pastana Jorquera, 35 anos, é o indicado de Carlos Arini para ser o gerente ou supervisor de futebol do São José na série A2 do Campeonato Paulista. A informação foi divulgada pelo repórter Valtencir Vicente, da Rádio Cidade de São José dos Campos na tarde desta quinta-feira (20/10).

Ainda ontem, o ex-presidente do Guaratinguetá, Carlos Arini, confirmou à Rádio Piratininga de São José dos Campos que indicou um profissional ao presidente do São José. "Para indicar alguém no futebol é preciso ter muita confiança e fiz uma ao presidente Robertinho. Pela maneira com que fui recebido e tratado no São José era o mínimo que eu poderia fazer", declarou o cartola que não acertou com o clube joseense.

O nome de Rodrigo Pastana Jorquera confere com a declaração do diretor de marketing José Luiz Nunes sobre um "plano B" com relação a contratação de um profissional para a função de gerente ou supervisor de futebol para a série A2.

O jornal O Vale traz na sua edição desta sexta-feira (21/10) o perfil de Rodrigo, mas o que o jornal não informa é que recentemente Rodrigo Pastana tentou a carreira de técnico e naufragou. No final de 2008 ele assumiu a Portuguesa Santista com o apoio da empresa Usina Sports para a disputa da série A-2 do ano seguinte. O campeonato começou, a Briosa estava um fiasco e com menos de 5 jogos ele deixou o time da Baixada Santista (que ainda seria rebaixado) e assumiu a Inter de Limeira na série A-3. Em 3 jogos no time limeirense ele não somou pontos e acabou demitido, já a Inter rebaixada.

Neste ano, o possível supervisor de futebol do São José trabalhou no FC Cascavel, da 2ª divisão do Campeonato Paranaense (a série A-2 de lá). Rodrigo Pastana foi contratado no início da competição para ser o gerente de futebol do time do ex-jogador Belleti, mas no 2º turno do campeonato acabou assumindo interinamente a equipe, que terminou a competição lutando para fugir do rebaixamento. Logo depois, em agosto, Rodrigo acertou com o Goiás para a sequência da série B do Brasileirão, mas acabou deixando o clube alviverde depois de 1 mês.

Rodrigo Pastana Jorquera é filho de Walter Sanches, ex-presidente do Grêmio Barueri/Prudente e depois da volta do time à cidade da Grande São Paulo neste ano ele acabou saindo de cena. As idas e vindas do time foram muito criticadas por políticos e imprensa.

Pelo menos o técnico Toninho Moura já conhece Rodrigo Pastana Jorquera dos tempos de Grêmio Barueri, quano passou por lá em 2003 (ano do acesso da B2 para B1) e em 2009, quando o time inovou ao ser dirigido por 3 treinadores à beira do campo. (Será que por aqui vamos ter surpresas?)

Mê empresta uma arquibancada?


O Penapolense, caçulinha da série A-2 do Campeonato Paulista da série A-2 de 2012 está com um pequeno probleminha: precisa de uma arquibancada "emprestada" até a próxima quarta-feira (26/10) para o estádio Tenente Carriço receber os jogos da equipe no ano que vem.

O clube da cidade de Penápolis, à 490 quilometros da capital, já foi notificado pela FPF que publicou em seu site oficial que a entrega dos documentos de que seu estádio terá a capacidade para 15 mil torcedores está atrasada desde o dia 20/09. Caso o Penapolense não entregue essa documentação até o dia 24 (segunda-feira), estará impedido de participar do Conselho Arbitral, na quarta às 15h.

O certo é que os dirigentes do CAP estão fazendo de tudo para se adequar e já pediram ao prefeito de Araçatuba o empréstimo das arquibancadas metálicas do estádio Adhemar de Barros, que está sem uso há 13 anos, quando foi interditada pela Polícia Militar.



"Mê dá um dinheiro aí"...
Em Santa Cruz do Rio Pardo, a situação também é complicada. Por lá a Santacruzense não conta com o apoio do poder público e precisa adequar o estádio Leônidas Camarinha para a disputa da série A-2 do ano que vem.

Para cumprir com as exigências, o estádio com capacidade para pouco mais de 10 mil torcedores precisa de arquicabadas novas para abrigar 15 mil pessoas. Assim o clube lançou uma campanha em parceria com a emissora de rádio da cidade para arrecadar dinheiro e pagar uma arquibancada nova. Lá esse problema de arquibancada é antigo!

São José e Primeira Camisa conhecem seus adversários da Copinha


Como o Blog do Gomes havia adiantado no dia 13 de outubro, São José dos Campos será a cidade-sede de dois grupos da Copa Sp de 2012. A confirmação veio pelo site da FPF na tarde desta quinta-feira (20/10).

No Grupo P, no estádio da AD Parahyba estará o Primeira Camisa, XV de Piracicaba, Ceará e Cruzeiro-DF. Já no Martins Pereira jogarão os times do Grupo W: São José, Botafogo-RJ, Americano-MA e Vila Nova-GO.

Só para não perder o "post", a Secretaria de Esportes poderia ter divulgado antes para os colegas de imprensa da cidade os clubes que viriam pra cá em janeiro. Lá em Rio Preto o pessoal soube um dia antes os adversários dos times como América e Rio Preto.

Na Copinha, o São José será dirigido por Jéferson Félix e o elenco conta com jogadores que disputaram o Campeonato Paulista sub-20 deste ano e outros atletas que fizeram parte do elenco da Copa Paulista como o meio campo Júnior Graxa.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Carlito Arini não vem, Toninho Moura continua e 2012 será "pé no chão" para o São José

O diretor de marketing do São José, José Luiz Nunes foi o porta voz do clube ao anunciar nesta quarta-feira (19/10) que o técnico Toninho Moura será o comandante da equipe no Campeonato Paulista da série A2 de 2012 e que o ex-presidente do Guaratinguetá, Carlos Arini não vem mais para a Águia do Vale.


As notícias do dia foram confirmadas pelo cartola joseense em entrevista à Rádio Piratininga. Entre as principais frases citadas por José Luiz, destaque para as seguintes: "O investimento será pé no chão e seguro no ano que vem, porém com dignidade, cortando excessos, mas pagando em dia" e "Temos que ser criativos nas contratações". (O que seriam contratações criativas?)

Sobre a contratação de Carlito Arini para ser um gerente de futebol, José Luiz confirmou que o cartola não vem mais, porém, deverá colaborar com a Águia de alguma forma. Para a vaga de Arini, o São José já trabalha com planos B e C e deverá acertar até o mês que vem com um desses nomes, segundo José Luiz, que ainda revelou que uma dessas opções para ser gerente de futebol também analisa uma proposta do Penapolense (caçula da série A2). "O importante é que essa pessoa (gerente contratado) conheça bem a série A2", explicou. Segundo o repórter Valtencir Vicente da Rádio Cidade (afiliada da Rede Bandeirantes de Rádio), Arini analisa proposta de uma clube da série A1.

Ainda falando sobre a temporada 2012, José Luiz Nunes considera que mesmo estando no dia 19 de outubro não é tarde para o São José seguir negociando com um profissional para a montagem do time. "O campeonato deve começar mais tarde no ano que vem. Mesmo assim já confirmamos que o Toninho (Moura) continua em 2012. A expectativa é que a série A2 comece talvez na primeira semana de fevereiro".

Durante a entrevista José Luiz Nunes deixou claro que o São José não cometerá os mesmos exageros da temporada deste ano com salários altos e grandes despesas com concentração antecipada. "Neste ano, XV de Piracicaba e Rio Preto fizeram um belo campeonato e são bons exemplos. Não vamos nivelar por baixo, mas vamos reduzir os custos em 2012. No elenco dessa série A2 tivemos jogador que escolheu até cor de geladeira. Gastamos mais do que prevíamos". Segundo reportagem do jornal O Vale do dia 18/10 o São José trabalha com a expectativa de arrecadar cerca de R$ 200 mil para abrir a pré-temporada de 2012.

Ô, ô, ô, ô, nada mudou!

Lembra da musica do Léo Jaime ..... "Ô, ô, ô, ô, nada mudou" .... pois é pessoal, o Guaratinguetá foi embora do Vale do Paraíba há quase um ano e parece que mesmo na nova casa nada mudou. Ontem o Americana perdeu para o Goiás no Serra Dourada por 3 a 1 e o técnico Sérgio Guedes - que pegou o time na zona de rebaixamento na 18ª rodada da série B do Brasileirão e agora está na briga pelo acesso - acabou demitido.

O ex-goleiro é o 3º treinador da curta história do Americana. No início do ano Edinho Nazareth fez boa campanha com o time no início do Paulistão e em meio ao campeonato acabou sendo substituído por Toninho Cecílio, que encerrou o estadual e dirigiu o time nas primeiras 16 rodadas da série B.

Quando o Americana ainda era a Garça do Vale vimos por tantas e tantas vezes as trocas de treinadores no estádio Professor Dario Rodrigues Leite. Teve até técnico demitido quando o Guará venceu o jogo de 5 a 0. Lembra?

Agora, após a derrota em Goiânia a informação divulgada por colegas de imprensa é que Sérgio Guedes caiu porque não aceitou o pedido do "dono do time" Sonny Douer para relacionar o jovem meia Fran (emprestado pelo Corinthians e filho de um dirigente do time de Parque São Jorge) entre os reservas do jogo.

Ora, o técnico Sérgio Guedes pode não ser o melhor do Brasil, mas daí a desprezar a campanha de 14 jogos dele à frente do time com 7 vitórias, 5 empates e 2 derrotas! Um time que estava no rebaixamento e mesmo com a derrota ainda está no G4 com 50 pontos! Além disso, vinha de 5 jogos sem derrota.

Que venha o próximo! Roberto Fernandes, aquele que castiga com o vestidinho rosa!

A volta do Grêmio Prudente

A notícia de que o Rio Claro, time centenário da série A-2, poderia estar de mudança para a cidade de Presidente Prudente divulgada nas rádios de Rio Claro na semana passda me deixou com a pulga atrás da orelha! E hoje (19/10) pesquisando no Google encontrei a informação que o Grêmio Prudente será ressuscitado ainda em 2011.

Segundo o blog do jornalista Marcos Chicalé, o ex-zagueiro Antônio Carlos e o ex-volante Bernardo são os responsáveis pelo projeto de retomar o futebol profissional na cidade que fica à 558 quilômetros de São Paulo. O novo Gremio Prudente herdaria as mesmas cores do time que disputou o Brasileirão de 2010 e recomeçaria sua história no futebol na Segundona de 2012, ocupando a vaga do Oeste Paulista (licenciado desde 2009).

O prefeito da cidade, Milton Carlos de Mello estaria encabeçando o projeto com Antônio Carlos e Bernardo (atualmente técnico e empresário) com a parceria de Adriano Gerlin (Adriano Codorna) - presidente do Oeste Paulista e ex-volante do São Paulo. O contrato do novo clube prudentino, que terá o nome de Grêmio Esportivo Prudente, seria por pelo menos 10 anos e com forte investimento nas categorias de base.
Pela informação, o Grêmio Prudente deverá ser confirmado em breve e já realiza até peneira para selecionar jogadores na cidade. Na imprensa a população já começa a se manifestar sobre o nome do novo clube.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Meninos de Kichute x Boleiragem moderna!


Enquanto a boleiragem de hoje dá mais importância às chuteiras de última geração, mais leves, com travas especiais para jogar na chuva e no campo seco ou com tamanho especial do tipo 35 e meio, na década de 70 e 80 todos os garotos desejavam tbater uma bolinha num campo de terra com um kichute. Para se ter uma ideia, o tênis/chuteira dos sonhos da molecada tinha o Zico como garoto propaganda.

A modernidade e a tecnologia das chuteiras atuais é tema de reportagem da Revista Superinteressante desse mês, na sessão "Zoom", destacando que os jogadores de hoje tem à disposição de 3 a 4 pares de chuteiras por jogo e de cores variadas para combinar com o uniforme. Além disso, algumas chuteiras são feitas de couro de canguru (imaginem?), outras  levam compostos de silicone na sua fabricação e chegam a pesar até só 145 gramas para facilitar a vida do cidadão!

Bom, o certo é que a boleiragem de hoje não tem a categoria de calçar um kichute e arriscar um chutinho a gol! Enquanto isso assista o trailer do filme "Os Meninos de  Kichute", lançado em 2009 e tenha uma boa viagem ao passado.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Rapidinhas da série A-2 de 2012

Do ABC - A diretoria do Santo André promete trabalhar nos bastidores para mudar a fórmula de disputa da série A-2 do Campeonato Paulista do ano que vem. A ideia dos dirigentes é retomar o campeonato de grupo único, todos contra todos em jogos de ida, com os 8 primeiros se classificando para a fase final e os 4 últimos sendo rebaixados à série A-3 do ano seguinte (como era nos anos anteriores). O São Bernardo já foi procurado.

De Rio Claro - Na última sexta-feira uma emissora de rádio de Rio Claro informou que se caso a nova diretoria do Galo Azul não concretizar uma parceria para o futebol profissional, a equipe centenária poderá aceitar uma proposta de empresários e se transferir para Presidente Prudente por 5 anos. O novo presidente negou tal informação.

De Santa Bárbara D'Oeste - O União Barabarense confirmou na última semana que Claudemir Peixoto será o treinador da equipe em 2012. Peixoto assumiu o time ainda na série A-2 deste ano, trabalhou toda a 1ª fase da Copa Paulista e permanecerá no clube por conta do seu relacionamento com os investidores parceiros do União. Na série A-2, Claudemir Peixoto (38 anos) é novato, nos últimos anos subiu da Segundona para a A-3 com Campinas e Inter de Limeira.

De São José dos Campos - O jornal O Vale publicou nota dizendo que Arini se reuniu  com os dirigentes da Águia e que já vai participar do planejamento da série A-2, só que ainda não acertou!? Como assim minha gente. 

O Conselho Arbitral para a série A-2 de 2012 deverá ser marcado até o final deste mês de outubro, já que a Federação Paulista de Futebol deverá divulgar a tabela da competição em novembro para respeitar as normas do Estatuto do Torcedor, no qual exige que a mesma seja divulgada com 60 dias de antecedência.


Só o São José ficou fora dessa!


Em 2011 o futebol brasileiro foi atingido por uma verdadeira "tsunami" laranja! Falo do patrocínio em massa do Banco BMG e sua cor laranja no uniforme dos times de norte a sul do Brasil. Lembra até o Brasileirão dos anos 80 com a presença da Coca Cola em várias camisas. Até a nossa gloriosa Águia do Vale entrou nessa!

Numa rápida pesquisa no site da instituição bancária e no google consegui encontrar os 41 clubes patrocinados. Veja a lista: Palmeiras, São Paulo, Santos, Americana, Paulista de Jundiaí, Grêmio Barueri, Ituano, São Bernardo e Botafogo de Ribeirão Preto; Flamengo, Vasco, Duque de Caxias, Cabofriense e Boavista; Atlético-MG, Cruzeiro, América, Ipatinga, Tupi de Juiz de Fora, Democrata de Sete Lagoas, Uberaba, Nacional de Uberaba, Coimbra-MG, Araxá e Fluminense de Araguari; CSA-AL, Murici e Asa de Arapiraca; Campinense e Treze de Campina Grande-PB; Sport Recife; Vitória e Rio Branco-ES; Coritiba e Londrina-PR; Icasa-CE; Atlético, Itumbiara e Vila Nova-GO; Rio Branco e Plácido de Castro-AC; Araguaína-TO e Trem-AP. Sem contar os patrocinios aos times de ooutros esportes e os atletas de várias modalidades olímpicas.


Segundo recente matéria do site IG, o BMG gasta atualmente mais de R$ 100 milhões só em patrocínios de camisa, sem contar as participações na contratação de jogadores.  Ainda de acordo com o site, a meta do banco é até 2014 ser  proprietário de um clube de série A ou série B do Brasileirão!

Hoje são 10 times da série A do Brasileirão e outros 6 da série B, outros de torcida representativa, mas o resto parece ter sido escolhido "aleatoriamente". E só o São José ficou de fora!

_ Apesar das críticas, oooooô banco BMG, tamo aqui pô!

Eu recomendo! Revista Jogo Limpo


Pessoal, encontrei uma revista eletrônica nota 10! Show de bola!

Vale a pena perder uns 20 minutos e viajar pelo futebol do interior de São Paulo. A publicação é de uma galera que já trabalhava no site Jogo Limpo que conta inclusive com colaboradores do site Jogos Perdidos. Juntos, eles decidiram rodar essa revista mensalmente.

Entre no link abaixo e divirta-se! A edição número 1, deste mês, tem uma história que envolve um jogo do Jacareí em 1982 e uma matéria sobre o Primeira Camisa na Segundona do Paulistão.

Clique aqui e boa leitura.