sábado, 8 de abril de 2017

Velhos tempos .... São José x União


É hora do torcedor resgatar a velha camisa da Águia do fundo da gaveta e voltar a sonhar com dias melhores. Neste domingo, dia 9 de abril, no ingrato horário das 10 horas da manhã, em Mogi das Cruzes o técnico Oliveira e seus comandados iniciam a caminhada na Série "A4" do Paulistão, ou mesmo "Bezinha" como a última divisão do futebol profissional do Estado foi carinhosamente apelidada.

Vivo em nossas memórias e nas páginas dos seus livros sobre a história do São José EC, o professor Alberto Simões com certeza impunharia o microfone para dizer o retrospecto entre as duas tradicionais equipes paulistas.

Na história, São José e o centenário União de Mogi das Cruzes só se enfrentaram 11 vezes, com ampla superioridade do São José que venceu 7 jogos, empatou dois e só perdeu por duas vezes, marcando 18 gols e sofrendo 10.

O último jogo entre as duas equipes foi pela Copa Paulista de 2007, no dia 29 de agosto, com empate por 2 a 2, em Mogi das Cruzes.

São José: Helder, Léo, Alex Alves, Kelis e Samuel; Everton, Flávio, Luis Paulo Pitty e Rodrigo Mineiro (Fernando); Tiago Henrique e Everton Lisboa (Digão). Técnico - Toninho Moura.
União: Huanderson, Duca, Diogo, Wesley (Nilson), Ricardo Freitas e Aloísio; Caio Pedro (Rafael), Pedro e Hugo (Felipe Marcel); Dedé e Kanu. Técnico - Rafael Cammarota

Curiosamente, o primeiro jogo entre as equipes também foi pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1985, porém a competição seria o equivalente a atual Série A3. No jogo em Mogi das Cruzes houve empate por 1 a 1.

São José: Moreira, Silvinho, Julião, Goes e Daniel; Ademir Melo (Carlos Henrique), Tata e Betinho; Tuchê (Venivaldo), Bittencourt e Beto. Técnico: Filpo Nuñes
União: Altair, Arnaldo, Ângelo, Dunder e Américo; Montini, Aldo e Bona; Alves, Mirandinha e Rubinho (Chicão).

Meu palpite é que Águia e União empatam amanhã! Vamos ver...

domingo, 2 de abril de 2017

Boto fé na Águia


Para cerca de 1.000 pessoas a "balada" do sábado à noite foi no Martins Pereira, para conferir a Águia do Vale 2017. Eu fui um dos fanáticos que encarou essa!

1 a 0 para o experiente time B do Santos foi o placar do jogo, mas o resultado moral da partida seria um empate por conta da vontade e entrega dos jogadores do São José em campo. O mais importante é que o time saiu sob aplausos do torcedor e não deu vexame!

Enquanto o Santos fazia bem feito o "feijão com arroz", aplicado na marcação, saída de bola com os laterais, um meia chamando o jogo, os meninos do técnico Oliveira, dentro das suas limitações técnicas, buscavam a melhor maneira de surpreender o time santista.

O zagueiro Kazu (capitão do time), o lateral improvisado Josué - ambos jogaram os 90 minutos - e o meia atacante Ruero foram os destaques da equipe. Seguros no passe, aplicados na marcação e dedicados no jogo, os três serão titulares absolutos durante o campeonato.

O time tem suas limitações​. Um meia de criação e um centroavante de ofício ou mesmo um parceiro de velocidade para jogar ao lado do Ruero são essenciais para o elenco. Tarefa difícil para Oliveira e o staff da Águia. Se a tal liminar do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo "vingar" aí talvez seja interessante se articular com os grandes clubes e conseguir um empréstimo a custo zero de um jogador mais rodado.

A sorte está lançada! Eu boto fé nesse time da Águia!