sábado, 8 de outubro de 2011

Quais serão os grupos da A2?


Como a temporada 2011 já acabou para o São José é natural que todos já comecem a visualizar o campeonato seguinte. Além disso, nesta semana o presidente Robertinho da Padaria esclareceu que a série A2 de 2012 repetirá a mesma fórmula de disputa decidida no Conselho Arbitral deste ano.

Segundo o jornal Todo Dia de Americana, a reunião dos clubes na sede da Federação Paulista de Futebol deve acontecer no início de novembro. Mesmo assim o site oficial do Rio Claro divulgou uma nota com os prováveis grupos da A2 do estadual, seguindo a ordem geográfica dos municípios.

Grupo 1
Rio Preto, Atlético Monte Azul, União São João, Ferroviária, América, Noroeste, Penapolense, Santacruzense, São Carlos, Rio Claro.


Grupo 2
Velo Clube, União Barbarense, Red Bull, Atlético Sorocaba, Palmeiras-B, Audax, Santo André, São Bernardo, Grêmio Barueri, São José.

O estudo rio-clarense também aponta que o clássico entre Rio Claro e Velo Clube não deverá acontecer  por conta de um ranking da FPF. A única hipótese para o clássico acontecer na primeira fase é se o União Sâo João de Araras passar para o grupo dos times mais próximos da capital. E ainda tem a possibilidade das famosas mudanças de cidade. O Palmeiras-B por exemplo jogou a A2 em Jaguariúna e a Copa Paulista na Rua Javari.

"Entretanto, geograficamente, a cidade de Araras está mais para o interior do que Rio Claro , mas o próprio presidente do União São João já afirmou não aceitar o Grupo da Capital. Outra alternativa para haver o derbi rioclarense na primeira fase seria deslocar a equipe de São Carlos para o outro grupo, mas dificilmente a FPF irá colocar o São Carlos Futebol Ltda. no Grupo da Capital".


O certo é que a Águia não terá vida fácil. É esperar para ver!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Do futebol para a política em 2012?



O jornalista Ferreira Leite, publicou na sua coluna Persona, na edição desta sexta-feira (7/10) do Jornal Diário da Região de São José dos Campos que o empresário e esportista Roque Junior é o mais novo filiado ao Partido Verde (PV). O jornal O Vale também publicou matéria. 

Será que o zagueiro pentacampeão com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002 vai se lançar candidato no pleito municipal de 2012?

Toninho Moura pode voltar ao futebol paranaense


Se o São José ainda não se definiu para 2012 o técnico Toninho Moura pode se acertar primeiro que a Águia do Vale e voltar ao futebol paranaense. No 1º semestre de 2011, Toninho foi bem no comando do Arapongas e agora está na mira dos dirigentes do Roma de Apucarana.
A informação veio do site futebolparanaense.net. Veja só!

Marcelinho Carioca de cabeça no América!


O jornal Diário da Região de São José do Rio Preto publicou a seguinte manchete nesta quinta-feira, dia 6 de outubro: "Prefeito promete ajuda ao América na série A-2". Veja a notícia. E ainda por lá, existe a possibilidade do experiente técnico Roberto Fonseca assumir o time para 2012.

Enquete


A Rádio Piratininga AM de São José dos Campos publicou em seu site uma enquete interessante para torcedores de São José e Taubaté. A emissora coloca a seguinte questão: Eliminados na Copa Paulista e com necessidade de investimentos, São José e Taubaté encerraram o ano sem conquistar seus objetivos. Na sua opinião, qual a solução para o futebol profissional do Vale do Paraíba?

Transformar em clube empresa?
Terceirizar o futebol?
Buscar novos patrocinadores?
Encerrar as atividades?

Clique aqui e vote!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

São José 2012 - Listão de reforços e Arini estão próximos!

O presidente Robertinho da Padaria desabafou em entrevista à Rádio Cidade na última terça-feira (4/10). Disse que a situação do São José é muito difícil. A diretoria ainda corre contra o tempo para acertar as gastos da série A-2 deste ano e em meio a tudo isso sabe que a responsabilidade é enorme de montar novamente uma equipe competitiva em 2012.

Dá pra dizer que em alguns momentos da entrevista o mandatário da Águia do Vale parecia estar prestes a "jogar a toalha" pela falta de apoio do poder público e do poder privado. No papo de quase 10 minutos, Robertinho criticou a lei municipal de incentivos fiscais. Talvez seja por conta dessa entrevista que o jornalista Ferreira Leite, do Diário da Região, banca a informação na coluna Persona de ontem (5/10) de que Robertinho estaria próximo de renunciar à presidencia do clube.

Na entrevista, Robertinho também falou sobre a possível chegada de Carlos Arini ao São José. Segundo Robertinho, o ex-presidente do Guaratinguetá conversou com ele por cerca de 3 horas na última semana e que ele viria também com o apoio financeiro. E deixou claro também que Arini só chegaria mediante a chegada de recursos, pelo menos 30% do orçamento do clube para o campeonato. Vale lembrar que a média mensal do time neste ano foi de R$ 300 mil

Durante o bate-papo com Antônio Carmo, Edson Fonseca e Valtencir Vicente no Parada dos Esportes 2a edição, Robertinho também disse que está pensando em outro nome para ser seu "homem forte no departamento de futebol" e que seria da cidade. Esse nome segundo o "Azulão" (primo da coruja do Valtencir no Martins Pereira") seria de Benevides Ferneda, mais conhecido como Geléia, presidente do São José nas temporadas em 2003 e 2004, que já teria se colocado à disposição. Hoje (6/10), o "Azulão" confirmou a matéria do jornal O Vale dizendo que Arini está 90% fechado com o São José.

Listão:
Outra informação passada pelo "Azulão" foi a lista de jogadores que já defenderam o São José e interessam aos dirigentes para a temporada do ano que vem, com o aval do técnico Toninho Moura.

Com contrato até 20/05/2012 estão os goleiros Carlão e Túlio; os zagueiros Willian e Toninho (recontratado durante a Copa Paulista); os volantes EdmílsonFlávio, Fábio Gomes e Kayann; e os atacantes Renato Santiago e Pirajú.

Entre os demais nomes estariam as voltas do lateral-direito Lucas (titular da série A2 e que está no Nacional-AM); o zagueiro Paulão (que também passou pelo time da A2 e está sem clube); o também zagueiro Carlão (autor do gol-contra diante do Guarani no jogo do acesso na série A2 de 2007; estava no Jataiense-GO), os laterais-esquerdo Roque (sem clube) e Rogério (Rio Branco-AC) que jogaram a A2 deste ano; o meia Paulo Santos (que depois da A2 foi para o Salgueiro-PE); e por fim o rápido atacante Rodriguinho (que esteve no futebol árabe e está no Juventus) que defendeu a Águia em 2010.
 
Grupo da Águia em 2012:
Robertinho da Padaria lembrou que no próximo ano a fórmula de disputa da série A2 continuará da mesma deste ano, com dois grupos de 10 times dividos de forma regionalizada.

Se não pintar nenhuma surpresa no Conselho Arbitral o São José terá os seguintes adversários: Santo André, São Bernardo, Grêmio Barueri, Red Bull, União Barbarense, Audax, Palmeiras-B, Atlético Sorocaba e mais um (Santacruzense ou União São João).

Olho nele: Gustavo de São José dos Campos foi o Bola Cheia do Fantástico!


O lance foi bonito e o golaço valeu o título de Bola Cheia do Fantástico no último domingo (02/10/11) com 40% dos voltos de todo o Brasil. O garoto é o Gustavo que participava de um torneio no condomínio Intervale, na Vila Industrial, que segundo o colega Daniel Mello da Rádio Estadão/ESPN, teve entre os organizadores o atacante Toni, que jogou no São José de 2000 a 2005.

Antes de ser confirmado como Bola Cheia, ainda nas eleições, Marinho Nogueira e sua equipe do Canal Esportivo entrevistaram o garoto para fazer propaganda e ganhar votos.

Gustavo Ferreira Salles tem apenas 14 anos e seu feito em rede nacional colocou a cidade pela 1a vez na seleção de Bolas Cheias! E olha que o garoto deu a deixa para os dirigentes da Águia. "Espero ter que possa entrar em algum clube aqui de São José ou de fora. Espero fazer minha carreira no futebol".

Olho nele! Veja a entrevista de Gustavo para a TV Vanguarda (clique na figura).

CORNETAGEM - São José é igual ao Milton Nascimento?

Quando a fase é ruim as piadinhas são inevitáveis. Depois de serem eliminados por antecipação na Copa Paulista, até quem não fala de futebol resolveu Cornetar!

No último domingo à noite, o quadro "A Bolha" apresentado por Jonas Almeida dentro do Papo Vanguarda, da TV Vanguarda, os torcedores de São José e Taubaté tiveram de aguentar uma cornetada em clima de Rock in Rio:
"Elton John é o Taubaté. Dizem que foi grande no passado, hoje está na terceira divisão e o pior é que não parece que vai sair de lá..."

"Já o São José é o Milton Nascimento, tem que ser muito fã para se empolgar com ele hoje em dia..."

Veja no vídeo abaixo, a partir dos 4 minutos e 44 segundos!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Treinador líder do Brasileirão já foi da Águia


Passou batido pra muita gente, mas Cristóvão Borges, treinador interino do Vasco da Gama no Brasileirão, depois dos problemas de saúde de Ricardo Gomes, já vestiu a camisa do São José.

Eu mesmo nem imaginava isso. Quem me alertou foi meu amigo Guilherme Nogueira; joseense fanático que viu Cristóvão na beira do campo em São Januário, domingo contra o Corinthians e se lembrou que um dia em 1993 ele o comprimentou na saída de um jogo no Martins Pereira. Cristóvão vestia a camisa 10 do São José.

Recorrendo ao ótimo Almanaque do São José, lançado neste ano pelo professor Alberto Simões e no seu próprio site, é possível encontrar a ficha do treinador líder do Campeonato Brasileiro de 2011. Infelizmente, a informação de que Cristóvão passou pelo São José é omitida quando se procura seu histórico na internet.

Cristóvão Borges dos Santos, nasceu em 9 de junho de 1959 em Salvador-BA. Jogou no São José em 1993 e disputou 16 jogos do Campeonato Paulista da Primeira Divisão (numa primeira fase só contra times do interior). Cristóvão só marcou 1 gol com a camisa do São José e foi no Martins Pereira, na vitória de 2 a 1 sobre o Olímpia. Ele fez o gol da vitória joseense aos 33 do 2º tempo. Naquela época Cristóvão era um dos titulares do técnico Gilson Nunes e jogava ao lado do artilheiro Badico, do zagueiro Vica, do volante Bolé e dos atacantes Marcus Vinícius e Silva.

Antes do São José, o comandante vascaíno conquistou títulos estaduais com  Fluminense, Grêmio e Atlético Paranaense, além de ter sido campeão da Copa América com a Seleção Brasileira em 1989. E teve boas passagens por Operário-MS, Guarani, Corinthians, Portuguesa-SP e Atlético-MG.

Quem se lembrou do Cristóvão esses dias foi o esportista, jornalista e radialista Ferreira Leite, que comentou a passagem e a carreira de Cristóvão em um fórum de discussão de vascaínos.

Campeão da Rua De Baixo!

No último domingo, o empate por 1 a 1 com o Pão de Açúcar foi suficiente para garantir ao São José o "Troféu Jóinha", referente ao Campeonato da Rua de Baixo disputado com o Taubaté nesta Copa Paulista. Os dois times já estavam sem chances de classificação, por isso a disputa dos times do Vale do Paraíba era para ver quem era o "menos pior".

No fim das contas o Burrão perdeu no ABC e ficou na penúltima colocação do grupo, com 18 pontos, enquanto o São José fechou a competição na 7ª posição, com 19 pontos somados em 16 jogos. No duelo dos artilheiros os veteranos dos dois times, Renato Santiago e Gilsinho, empataram com 4 gols.

No ranking das torcidas a galera da Águia goleou. O Martins Pereira recebeu 4.400 pessoas pagantes nos 8 jogos do São José (sem contar os profissionais da equipe de esportes da Rádio Cidade AM, que mesmo nos momentos de folga, estiveram no estádio conferindo o time do técnico Toninho Moura em vários jogos); média de 550 torcedores por jogo. Por outro lado, Taubaté não teve tanto apoio das arquibancadas; em 8 partidas no Joaquinzão o clube só recebeu 982 torcedores, média de 122,5 por jogo. Nem a principal emissora da cidade acompanhou o time na Copa Paulista.


O que dá pra dizer é que essa Copa Paulista só serviu para reviver o clássico do Vale, que não acontecia desde fevereiro de 2007 pela série A-2 do Paulistão. Pelo menos cada time venceu um jogo, aumentando as estatísticas e as histórias de Alberto Simões e Moacir dos Santos que lançam em breve um livro sobre esse derby regional.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Quem vai ficar com Arini?


Na última sexta-feira, dia 30 de setembro, surgiu a informação nos bastidores do São José de que Carlito Arini estaria negociando com o São José para a ser o novo homem forte do clube para a série A2 do Paulistão 2012.

Pouco antes disso, o boato sobre a vinda do Americana Ltda para Guaratinguetá voltou com força nos bastidores da imprensa regional. Segundo colegas de rádio e TV o retorno do time à Terra de Frei Galvão é dada como certa, encabeçada inclusive por lideranças políticas da cidade. Até no Orkut essa informação bombou!

Voltando a sexta-feira, uma amiga da Coruja do Valtencir Vicente, que também mora lá no Martins Pereira confirmou a informação de que o presidente Robertinho da Padaria se reuniu durante a semana com Arini. Logo depois, o Blog do jornalista Tiago Martins, da Rádio Difusora de Taubaté, publicou notícia do ex-assessor de imprensa do Guaratinguetá e atual apresentador da Rádio Piratininga de São José dos Campos, dando conta de que Arini estaria interessado em voltar ao Vale do Paraíba para trabalhar no São José ou no Taubaté.


Na minha opinião, isso foi um "factóide" (como diria Wanderley Luxemburgo), para despistar a volta do Guaratinguetá e atrair os holofotes da imprensa para a chegada de Arini ao São José.
Outro detalhe que precisa ser dito. Carlito Arini foi campeoníssimo com o Guaratinguetá, mas nos últimos anos teve seus altos e baixos após deixar o Vale do Paraíba.

Carlito Arini ficou 5 anos no Guaratinguetá e deixou o clube em 2009, depois de acessos consecutivos no Paulistão e o acesso à série B do Brasileirão. Em novembro de 2009, Arini assumiu o Santo André como diretor executivo com a missão de livrar o time do rebaixamento na série A e reestruturar a equipe para o Paulistão de 2010. No Brasileirão o time caiu, mas no ano seguinte o Ramalhão foi vice-campeão paulista.


Depois de fazer história no time do ABC, Carlito Arini seguiu para o Vitória substituindo o ex-zagueiro Mauro Galvão como superintendente de futebol. Lá em Salvador a estadia não foi boa, durou de julho a setembro, quando ele decidiu deixar o time após a demissão do técnico Toninho Cecílio. O resultado foi que o time baiano acabou rebaixado à série B.

Arini voltou ao Santo André e mais uma vez teve a missão de livrar o time do rebaixamento, desta vez na série B do Brasileirão. O pior aconteceu e o time caiu para a Terceirona do futebol nacional.
Neste ano, em janeiro, o dirigente trocou o Santo André pelo Grêmio Prudente para exercer a função de gerente de futebol para a disputa do Paulistão. Meses depois, em maio, o time prudentino foi rebaixado à série A-2, se transferiu para Barueri e Arini se desligou da equipe.

Aí a pergunta fica no ar? Será que aquele é aquele campeoníssimo Arini que está negociando sua volta ao Vale do Paraíba? E para qual time?

Louco por Ti Águia!


Louco por Ti Águia, esse é o nome do radiodocumentário produzido por alunos da Univap como Trabalho de Conclusão de Curso, que deverá ser lançado neste ano. Segundo matéria do jornalista João Paulo Sardinha publicada no último dia 29 de setembro no jornal Bom Dia, o responsável pela obra é radialista Frederico Vieira da Silva.

Muito bacana um trabalho como esse, que com certeza levou um 10! Já a instituição São José não conseguiria tirar nem uma nota 5 no quesito “preservação da sua história”. Se não fosse a iniciativa dos ex-jogadores, pesquisadores, torcedores do clube e o museu dos esportes, a memória de quase 80 anos do São José estaria perdida!

Filme
“Juventus rumo a Tóquio”, “AFE – a história de um acesso”, “XV de Jaú – 80 anos de história” e “Imortal – 100 anos de uma paixão” trazem histórias de times como o Juventus da Rua Javari, Ferroviária de Araraquara, XV de Jaú e Comercial e foram lançados nos últimos anos.

Agora, até o Taubaté vai ganhar seu filme: “1979 – relatos de uma conquista histórica” (trailer).
A obra tem a assinatura dos jornalistas Bruno Castilho e Carlos Henrique Santos Junior e deve ganhar as telas ou virar DVD ainda em 2011. O filme vai contar a trajetória do Burrão de 1975 até 1979, quando a equipe alviazul bateu o São José e subiu à elite do Campeonato Paulista.

Em 2013 o nosso São José completa 80 anos. Merece um filme?!

domingo, 2 de outubro de 2011

Adeus Dona Genici


Hoje os 123 torcedores do São José presentes na última partida da Águia do Vale em 2011 tiveram de fazer silêncio por um minuto no estádio Martins Pereira. O silêncio foi uma homenagem póstuma a Sra. Genici do Carmo Silva.

Dona Genici, como a maioria daqueles que entravam pelo portão dos fundos do estádio a conheciam, era funcionária dedicada e torcedora fiel do São José. Mulher de fibra, que não se deixava levar pela pressão da fila  de torcedores ansiosos que vinham do estacionamento para ver assistir o jogo. Senhora educada e sempre gentil  a receber repórteres, locutores, dirigentes e fiscais da Federação com um cumprimento ou um abraço carinhoso antes de um jogo da Águia.

Infelizmente, Dona Genici foi embora. Vai assistir aos jogos do São José lá do céu, sentadinha nas numeradas ao lado de Marião, Cláudio Brasil, Seu Pernambuco e outras grandes figuras que fazem parte da história do São José e do Monumental Martins Pereira.

Que Deus a tenha ao seu lado!