sábado, 8 de abril de 2017

Velhos tempos .... São José x União


É hora do torcedor resgatar a velha camisa da Águia do fundo da gaveta e voltar a sonhar com dias melhores. Neste domingo, dia 9 de abril, no ingrato horário das 10 horas da manhã, em Mogi das Cruzes o técnico Oliveira e seus comandados iniciam a caminhada na Série "A4" do Paulistão, ou mesmo "Bezinha" como a última divisão do futebol profissional do Estado foi carinhosamente apelidada.

Vivo em nossas memórias e nas páginas dos seus livros sobre a história do São José EC, o professor Alberto Simões com certeza impunharia o microfone para dizer o retrospecto entre as duas tradicionais equipes paulistas.

Na história, São José e o centenário União de Mogi das Cruzes só se enfrentaram 11 vezes, com ampla superioridade do São José que venceu 7 jogos, empatou dois e só perdeu por duas vezes, marcando 18 gols e sofrendo 10.

O último jogo entre as duas equipes foi pela Copa Paulista de 2007, no dia 29 de agosto, com empate por 2 a 2, em Mogi das Cruzes.

São José: Helder, Léo, Alex Alves, Kelis e Samuel; Everton, Flávio, Luis Paulo Pitty e Rodrigo Mineiro (Fernando); Tiago Henrique e Everton Lisboa (Digão). Técnico - Toninho Moura.
União: Huanderson, Duca, Diogo, Wesley (Nilson), Ricardo Freitas e Aloísio; Caio Pedro (Rafael), Pedro e Hugo (Felipe Marcel); Dedé e Kanu. Técnico - Rafael Cammarota

Curiosamente, o primeiro jogo entre as equipes também foi pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1985, porém a competição seria o equivalente a atual Série A3. No jogo em Mogi das Cruzes houve empate por 1 a 1.

São José: Moreira, Silvinho, Julião, Goes e Daniel; Ademir Melo (Carlos Henrique), Tata e Betinho; Tuchê (Venivaldo), Bittencourt e Beto. Técnico: Filpo Nuñes
União: Altair, Arnaldo, Ângelo, Dunder e Américo; Montini, Aldo e Bona; Alves, Mirandinha e Rubinho (Chicão).

Meu palpite é que Águia e União empatam amanhã! Vamos ver...

3 comentários:

Fabiano Marini disse...

Oi Celso, tudo bem? Tem o lendário jogo do gol de bicicleta do Ricardo em 1987 no Monumental Estádio Martins Pereira. Eu considero o gol mais bonito da história do Martins Pereira. Dia 14 de junho, vitória da Águia por 1 gol a zero.

Celso Gomes disse...

Bem lembrado Fabiano!
Para muitos torcedores este realmente foi o gol mais bonito marcado pelo São José no Estádio Martins Pereira. JOgo em que o público superou a casa dos 3 mil. Também era o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, tempo em que também representando o Vale do Paraíba estavam Taubaté, Cruzeiro FC (Papagaio do Vale), Aparecida EC e a Esportiva de Guaratinguetá (Lobo do Vale).
Tempo em que a Águia tinha Moreira no gol, Osmar Guarnielli e André Luis na zaga, Tonho no meio e Ademir Padilha no ataque.

Fabiano Marini disse...

Celso, tudo bem? Eu me lembro desta tarde de domingo 14/06/1987, choveu muito duas horas antes do início da partida, afugentando assim boa parte do público que com certeza iria ultrapassar a marca de cinco mil torcedores no Monumental. O golaço do Ricardo foi no gol do placar do estádio, eu me lembro também que o jornal O Valeparaibano publicou horários do VT do jogo na durante a semana na TV Joseense do Lano Brito na rodoviária, fizeram isso para que todos pudessem ver esse gol histórico. Naquela época não havia emissoras de televisão regional. Um grande abraço e parabéns pelo blog que está muito legal.