sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Empanadas, medialunas e Boca Juniors!

Salve, salve amigos do Blog do Gomes,

Fiz minha primeira viagem internacional neste final de semana. Passei 4 dias em Buenos Aires e entre as famosas empanadas, as medialunas, os espremidos de naranja e o tradicional bife de chorizo, pude conferir de perto o sensacional estádio do Boca Juniors "La Bombonera", um dia depois de um jogo do Boca (vitória de 3 a 1 sobre o Atlético Rafaela).



Para não "chover no molhado" posso garantir que o estádio é realmente diferente de todos que conhecemos por aqui e jogar lá com casa cheia não é pra qualquer um!

O Museu da Paixão Boquense é nota 10. Pena os clubes brasileiros não investirem em iniciativas como essa. No espaço que fica "debaixo das arquibancadas" existem salas de vídeo, bar, auditório, sala de troféus, loja de produtos oficiais e muitos espaços para tirar fotos, além do acesso à arquibancada inferior que fica atrás de um dos gols. Posso garantir que ali o clube deve tirar uma "baita" receita. A visita ao estádio é está inclusa no roteiro turístico oficial da cidade.



Além de visitar La Bombonera, conheci as ruas do bairro de La Boca e descobri que se existe algum morador que torce pelo River, ele deve ser o cara mais triste da cidade, porque é impossível assistir um jogo do time rival com o volume da TV um pouco mais alto. Andar pela rua com a camisa branca e a listra diagonal vermelha então nem pensar!

Boca Junior à parte também descobri nessa viagem que o povo de lá é tão fanático (ou mais) que o brasileiro. O noticiário da TV (na Fox ou na ESPN) dá a rodada completa do Apertura das séries A, B, C e D. Tem time pra caramba. Em Buenos Aires então, tem um monte. A narração de rádio também é muito característica, o grito de gol é completamente diferente e quase impossível de entender tamanha velocidade.

Ah, outra coisa legal é que as lojas de camisas esportivas tem um lado da vitrine para o Boca e o outro para o River, mas reserva um outro grande espaço para todos os outros times, como os modestos Chacarita Juniors, Belgrano, Cólon, Godoy Cruz e por aí vai... Nas bancas de jornal também é possível encontrar flâmulas (a quanto tempo não via uma) e de todos os times, incluindo os europeus, que estão em alta lá também.

Na parte futebolística da viagem foi isso! Vejam algumas fotos abaixo e se por acaso estiver programando uma viagem até a cidade de nossos hermanos, pode levar a camisa do seu time, não é perigoso como se comenta. Nos passeios notei a presença de torcedores do Corinthians, Flamengo, Atlético-PR, Tupi-MG, Grêmio e Inter-RS, desfilando suas camisas nos parques e nas ruas da cidade. Só eu não fui com a minha da Águia!


OBS: Aquele monte de papel atirado pela torcida dentro do campo não é papel higiênico, mas metros e metros de papel de cupom fiscal de supermercado!!! Podem acreditar!


   

Nenhum comentário: