terça-feira, 4 de outubro de 2011

Treinador líder do Brasileirão já foi da Águia


Passou batido pra muita gente, mas Cristóvão Borges, treinador interino do Vasco da Gama no Brasileirão, depois dos problemas de saúde de Ricardo Gomes, já vestiu a camisa do São José.

Eu mesmo nem imaginava isso. Quem me alertou foi meu amigo Guilherme Nogueira; joseense fanático que viu Cristóvão na beira do campo em São Januário, domingo contra o Corinthians e se lembrou que um dia em 1993 ele o comprimentou na saída de um jogo no Martins Pereira. Cristóvão vestia a camisa 10 do São José.

Recorrendo ao ótimo Almanaque do São José, lançado neste ano pelo professor Alberto Simões e no seu próprio site, é possível encontrar a ficha do treinador líder do Campeonato Brasileiro de 2011. Infelizmente, a informação de que Cristóvão passou pelo São José é omitida quando se procura seu histórico na internet.

Cristóvão Borges dos Santos, nasceu em 9 de junho de 1959 em Salvador-BA. Jogou no São José em 1993 e disputou 16 jogos do Campeonato Paulista da Primeira Divisão (numa primeira fase só contra times do interior). Cristóvão só marcou 1 gol com a camisa do São José e foi no Martins Pereira, na vitória de 2 a 1 sobre o Olímpia. Ele fez o gol da vitória joseense aos 33 do 2º tempo. Naquela época Cristóvão era um dos titulares do técnico Gilson Nunes e jogava ao lado do artilheiro Badico, do zagueiro Vica, do volante Bolé e dos atacantes Marcus Vinícius e Silva.

Antes do São José, o comandante vascaíno conquistou títulos estaduais com  Fluminense, Grêmio e Atlético Paranaense, além de ter sido campeão da Copa América com a Seleção Brasileira em 1989. E teve boas passagens por Operário-MS, Guarani, Corinthians, Portuguesa-SP e Atlético-MG.

Quem se lembrou do Cristóvão esses dias foi o esportista, jornalista e radialista Ferreira Leite, que comentou a passagem e a carreira de Cristóvão em um fórum de discussão de vascaínos.

Nenhum comentário: